JFPB facilita desarquivamento de autos para vista e obtenção de cópias

21/05/2019 às 14:21

Os pedidos referentes aos processos arquivados deverão ser realizados diretamente na Seção de Distribuição do edifício-sede

Advogados e partes ganharam mais uma facilidade em relação ao acesso aos autos de processos físicos arquivados na Sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB). A partir de agora, os pedidos de vista e/ou de obtenção de cópias desse tipo de processo deverão ser realizados diretamente na Seção de Distribuição no edifício-sede do órgão na Capital, sem a necessidade de peticionar. A novidade foi disciplinada na Portaria nº 429/2019, publicada nesta semana do Diário Eletrônico da Justiça e disponível na página da JFPB. 

         De acordo com o diretor do Foro da JFPB, a medida simplifica a rotina dos advogados e partes e promove mais celeridade à rotina administrativa do órgão. “A Portaria retira das Varas a tarefa de desarquivamento de autos de processos para vistas e a realização de cópias, realocando-as para a Seção de Distribuição”, afirmou.

Segundo o diretor do Núcleo Judiciário, Ricardo Correia, a mudança busca facilitar o dia a dia de trabalho para o servidor e, consequentemente, para as partes envolvidas nos processos, reduzindo a burocracia disse.

A medida objetiva ainda adequar as regras da referida Seção à nova realidade que tende a descontinuar o sistema TEBAS, regulamentando a utilização de uma ferramenta virtual desenvolvida pelo Núcleo Judiciário da JFPB para a baixa e arquivamento de autos.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir