JFPB desenvolve novo sistema para controle de cargas e remessas em processos físicos remanescentes

02/07/2020 às 10:32

Agora, as Varas Federais poderão fazer um gerenciamento mais moderno e preciso

 

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) desenvolveu um sistema para facilitar as atividades dos servidores com a gestão dos processos que envolvem algum tipo de carga ou remessa, proporcionando mais segurança e comodidade a essa rotina administrativa. A ferramenta foi elaborada pelo Escritório de Inovação da JFPB, que percebeu a necessidade depois da descontinuidade do Sistema Tebas, utilizado anteriormente com este objetivo. Agora, as Varas Federais poderão controlar, com uma plataforma mais moderna e precisa, o gerenciamento de entradas e saídas de processos físicos remanescentes na Seção Judiciária paraibana.

Apesar de a JFPB contar com um acervo de processos ativos 100% digitalizados (no sistema PJe), restam alguns autos físicos arquivados, que são requisitados pelas partes, advogados e procuradores para consultas, pedidos de reexpedição de precatórios e outras providências, sendo necessário o envio de carga ou remessa para órgãos públicos, gerenciamento que, realizado de forma manual, representa perda de tempo e sobrecarga de trabalho.

O novo sistema de carga e remessa assegura rapidez e eficiência, permitindo a geração de relatórios e comprovantes de saída e de devolução. Também é possível anexar comprovantes a cada devolução, garantindo a segurança e a integridade das movimentações. A plataforma possui, ainda, opções de filtros adicionadas à listagem das circulações, permitindo maior controle sobre as cargas.

Segundo o supervisor do Escritório de Inovação, Hugo Andrade, “a ferramenta engloba o controle de cargas e remessas dos processos remanescentes para advogados, procuradores e órgãos públicos de maneira fácil e intuitiva, promovendo transparência e rapidez de atendimento ao jurisdicionado”. A ferramenta entrará em utilização experimental na 3ª Vara Federal, em João Pessoa, e as demais unidades que quiserem utilizar o Sistema entrarão em contato com o Núcleo Judiciário para a instalação da ferramenta e cadastro dos gestores.

 

Sobre o Escritório de Inovação

Estratégia e criatividade norteiam a atuação do Escritório de Inovação da Justiça Federal na Paraíba. Criado em 2019 e coordenado pelo diretor do Foro, juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, o serviço conta com uma equipe de servidores e estagiários que têm a missão de desenvolver pesquisas e programar soluções relacionadas às atividades do órgão, proporcionando melhoria nos processos de trabalho, otimizando recursos e reduzindo custos e riscos.

O Manual contendo as principais características e funcionalidades do novo Sistema de Controle de Cargas e Remessas da JFPB encontra-se hospedado na página da Justiça Federal (www.jfpb.jus.br) na aba JFPB MANUAIS.

 

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir