Juízes federais e servidores da JFPB participam de Encontro de Inovação da 5ª Região

02/10/2020 às 20:55

Evento on-line foi realizado nesta sexta-feira (02) pela Escola de Magistratura Federal (Esmafe5)

         O diretor do Foro da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), juiz federal Bruno Teixeira de Paiva; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc), juíza federal Adriana Nóbrega; o diretor do Núcleo Judiciário, Ricardo Correia; e o servidor Hugo Andrade participaram, nesta sexta-feira (02), do Encontro de Inovação da 5ª Região, promovido pela Escola de Magistratura Federal (Esmafe5). O evento, que contou também com a participação de desembargadores federais e servidores de Seções Judiciárias de outros estados, discutiu as boas práticas que surgiram no contexto da pandemia para garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade.

         Em seu discurso, o diretor do Foro da JFPB ressaltou a importância das alternativas criadas, diante da pandemia, para continuar servindo à população e garantindo a segurança de magistrados, servidores, colaboradores, advogados e jurisdicionados. “Buscamos inovar a partir da utilização de ferramentas tecnológicas que pudessem substituir as atividades presenciais por atividades eletrônicas ou remotas”, disse Bruno Teixeira de Paiva, referindo-se ao desenvolvimento de soluções que possibilitaram a atermação de ações perante os Juizados Especiais Federais, o registro de Reclamações Pré-Processuais junto ao Cejusc, o cadastro de advogados no sistema Creta e o cumprimento de mandados e outros expedientes pelos oficiais de justiça.

         A juíza federal Adriana Nóbrega destacou o serviço do Cejusc, principalmente, por meio do projeto “Concilia Net”, que passou a realizar audiências de conciliação através de chamada de vídeo no aplicativo de mensagens WhatsApp. “Sem dúvida alguma, a situação de isolamento social em razão da pandemia acentuou desafios sobre acessibilidade, informação e humanização. Nossa preocupação era como implementar a telejustiça sem perder a humanidade e considerando um ambiente de exclusão digital O uso do WhatsApp se tornou uma solução fácil e prática”, revelou.

         O diretor do Núcleo Judiciário, Ricardo Correia, e o servidor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), Hugo Andrade, também se apresentaram no evento virtual e reforçaram o apoio do Escritório de Inovação, da 12ª Vara (em especial, o servidor Ricardo Medeiros) e do Cejusc em desenvolver soluções que possibilitaram, de forma segura, rápida e intuitiva, que os cidadãos continuassem a ter acesso aos serviços da Justiça Federal na Paraíba, mesmo com a pandemia.

         Tiveram presenças fundamentais no “Encontro de Inovação” o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), desembargador federal Vladimir Carvalho; o diretor da Esmafe5, desembargador federal Rogério Fialho; a juíza federal auxiliar da Presidência, Joana Carolina Lins Pereira, que coordenou o evento; além de servidores do Tribunal.

         Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir