Justiça Federal divulga resultado final da seleção de conciliadores para Subseção de Sousa

07/11/2020 às 10:40

Aprovados serão submetidos a treinamento virtual de 10 a 13 de novembro

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) publicou o resultado final do Processo Seletivo de Conciliadores 2020 para atuação na 15ª Vara Federal (Juizado Especial Federal), localizada na Subseção Judiciária de Sousa. Ao todo, 26 pessoas foram habilitadas pela comissão do certame, que visa o preenchimento de 10 vagas, bem como a formação de cadastro de reserva.

Os candidatos aprovados dentro das vagas serão submetidos a quatro dias de treinamento virtual no período de 10 a 13 de novembro. “Haverá a simulação da atuação do exercício de Conciliador, o manuseio dos sistemas e programas de computador relacionados à atividade, orientação acerca da postura a ser adotada perante os jurisdicionados e demais informações necessárias”, explicou o diretor de Secretaria da 15ª Vara Federal, Vinícius de Sousa Cabral. Os demais aprovados serão submetidos a regular treinamento, conforme forem convocados, na ordem de classificação.

A carga horária dos conciliadores será de, no mínimo, quatro horas semanais, e o ofício terá duração de até dois anos, admitida a recondução. A função de conciliador será gratuita e, se exercida por período contínuo superior a um ano, poderá constituir contagem de tempo como atividade jurídica e título para os concursos públicos promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

O conciliador será responsável por examinar as ações, preparar relatório acerca da questão judicial, abrir e conduzir a sessão de conciliação, promover o entendimento entre as partes, certificar os atos ocorridos na audiência e, por fim, lavrar os termos de conciliação e de audiência para serem homologados pelo juiz. 

Clique AQUI e confira o resultado.

 

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir