Curso sobre Inteligência Artificial realizado pela ESMAFE/PB termina nesta quarta-feira (14)

14/04/2021 às 11:05


Capacitação começou no último dia 27/03 e é direcionada a magistrados

 

Termina, nesta quarta-feira (14), o curso a distância “Inteligência Artificial e Legal Design para Magistrados”, como parte do Programa de Formação Continuada promovido pela Escola de Magistratura Federal da 5ª Região – Núcleo Paraíba (ESMAFE/PB). A capacitação teve início no dia 27/03, com a coordenação do juiz federal da JFPB Bianor Arruda Bezerra Neto, diretor da Escola. 

Durante o curso, foi destacado que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelos atores do Sistema de Justiça é cada vez maior. “O tema é de extrema relevância para a rotina dos magistrados e, consequentemente, para a sociedade, por isso, contamos com um corpo de professores multidisciplinar, envolvendo advogado, publicitário, executivo e magistrados.”, disse o diretor da Esmafe/PB.

Estão sendo debatidos assuntos como: "Ciência e gestão de dados: como trazer eficiência a partir da análise de dados"; "Design e legal design: da linguagem digital a busca de soluções centradas no ser humano"; "Como a inteligência artificial pode contribuir para a melhoria do Judiciário?"; "Reflexões sobre o pensamento humano e como magistrados podem trabalhar melhor em parceria com as máquinas"; etc.

De acordo com o diretor da Esmafe/PB, “estão participando magistrados de todo o Brasil, das cinco regiões da Justiça Federal”. Do total de 40 vagas, foram disponibilizadas 22 aos juízes federais da 5ª Região, seis para indicação das Escolas Judiciais Estaduais dos estados da federação na área de jurisdição do TRF5 (ESMEC, ESMARN, EJUD-PE, ESMA, ESMAL e EJUSE) e doze vagas para indicação das demais Escolas Federais.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br



 Imprimir