Projetos e ações da JFPB auxiliam na criação da “Rede de Inovação da Justiça Federal da 5ª Região”

19/04/2021 às 10:01

TRF5 considerou, ainda, as experiências recentes das Seções Judiciárias do Rio Grande do Norte e do Ceará

Projetos e ações da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) serviram de base e auxiliaram a criação da “Rede de Inovação” instituída pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O Ato nº 156/2021 do TRF5 considerou, também, experiências recentes das Seções Judiciárias do Rio Grande do Norte e do Ceará para potencializar a capacidade institucional das unidades vinculadas ao Tribunal no sentido de desenvolverem iniciativas inovadoras de impacto regional ou nacional. O Ato destaca a importância da tecnologia no exercício de uma jurisdição mais ágil, qualificada e sustentável.

Com a criação da “Rede”, cada Seção Judiciária da 5ª Região deverá desenvolver e manter, em execução, pelo menos um projeto de impacto regional; promover a governança em rede da política de inovação; propor diretrizes para resguardar o caráter inclusivo, sustentável e solidário dos projetos, especialmente os que envolvem o emprego de recursos tecnológicos; incentivar a cultura de simplicidade; entre outras atribuições.

Desde 2019, a JFPB tem um grupo de trabalho que desenvolve soluções e projetos que buscam otimizar o trabalho do órgão. O “Escritório da Inovação” possui duas equipes: uma técnica, com integrantes da área da Tecnologia da Informação e Web Design; e outra de gestão, formada por servidores do Núcleo Judiciário, Seção de Comunicação Social, Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e Varas Federais da Sede.

Entre as ações desenvolvidas pelo grupo estão: intimação por WhatsApp, sistema de gerenciamento para destinação das armas de fogo apreendidas, sistema de estatísticas do Núcleo Judiciário, painel de chamadas para o Cejusc, pesquisa de precatórios e RPVs não levantados, aplicação web de acesso aos sistemas judiciais, digitômetro (ferramenta que permitiu o acompanhamento, em tempo real, da quantidade de folhas digitalizadas e processos migrados para o sistema PJe pelas Varas Federais), mural digital (sistema que dá publicidade às ações das Varas Federais e apresenta, por meio de painéis instalados nas unidades judiciárias, algumas informações), entre outros.

- Clique AQUI e confira o Ato nº 156/2021 do TRF5.

Autor: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


 Imprimir