Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Justiça Federal na Paraíba adere à campanha “Outubro Rosa”
    Última atualização: 07/10/2021 às 13:40:00


    Ações são voltadas à conscientização e ao diagnóstico precoce do câncer de mama

     

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) aderiu, pela 11ª vez consecutiva, à campanha “Outubro Rosa” e, até o fim do mês, está iluminando com tons de rosa os fóruns “Juiz Federal Ridalvo Costa” e “Juiz Nereu Santos”, localizados em João Pessoa e em Campina Grande, respectivamente. Além disso, estão sendo compartilhadas, nas redes sociais e no site do órgão, mensagens educativas relacionadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama. 

    De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco registros ocorrem após os 50 anos), assim como outros pontos que aumentam as chances do seu desenvolvimento, a exemplo de excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.

    Para o ano de 2021, foram estimados 66.280 novos registros, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres, no autoexame, por isso, é essencial o exame de rotina. Dentre os sinais e sintomas, estão: surgimento de caroço (nódulo), geralmente indolor; alteração no bico do peito; pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; saída espontânea de líquido de um dos mamilos.


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site