Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Diretores das Seções Judiciárias recebem Carta Aberta sobre Inclusão e Acessibilidade
    Última atualização: 29/09/2022 às 00:00:00



    Durante uma reunião na Justiça Federal no Rio Grande do Norte (JFRN), na qual estiveram presentes o presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, desembargador federal Edilson Nobre, e diretores das Seções Judiciárias vinculadas, a juíza federal Lianne Motta entregou a cada dirigente a “Carta Aberta: manifesto pela inclusão e acessibilidade na Justiça Federal da 5ª Região”. A magistrada explicou que o documento é resultado de uma oficina realizada durante a “I Semana de Acessibilidade e Inclusão” e reflete relatos e experiências de servidores(as) e colaboradores(as) com deficência da JF5.   

    O desembargador federal convocado do TRF5, juiz federal Marco Bruno Miranda, ressaltou a importância da carta e do direcionamento que ela traz para a 5ª Região. 

    A Carta Aberta apresenta reivindicações e proposições voltadas à melhoria das condições de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência no Poder Judiciário. A ideia, reforça o documento, não é só garantir direitos dos servidores(as) e colaboradores(as) da JF5, mas transmitir valores e exemplos para a sociedade.   

    A análise, que resultou no documento, identificou que, nas diversas etapas da jornada laboral - desde o processo admissional até o trabalho rotineiro -, há capacitismo e discriminação. Diante disso, apontam, o manifesto ”é necessário não apenas para garantir condições de trabalho adequadas, mas também para promover a criação de um ambiente inclusivo, em que o preconceito, os estereótipos e o capacitismo não encontram guarida”. 

    (Com informações da Ascom/JFRN

     


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site