Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JFPB apresenta iniciativas inovadoras em encontro de diretores da 5ª Região
    Última atualização: 29/03/2023 às 16:03:00


    Projeto que utiliza BOTs para automatização de tarefas, da 3ª Vara Federal, ficou entre os três melhores da JF5

     

    A participação da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) no Encontro de Diretores da Área Judiciária da Justiça Federal da 5ª Região (JF5) foi marcada pela apresentação de iniciativas inovadoras e de automação processual. O evento, promovido pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), aconteceu na última terça-feira (28), de forma on-line, com transmissão pelo canal da Corte no YouTube.  

    Entre os projetos expostos pelos gestores da JFPB, teve destaque o uso de BOTs, a exemplo do robô Octopus, pela 3ª Vara Federal – a fim de automatizar rotinas e tarefas repetitivas. A prática foi considerada a terceira melhor da 5ª Região, em votação realizada entre o público participante do Encontro.  

    Na ocasião, também dentro das iniciativas de automação processual e inovação da Seccional paraibana, foi apresentado o aplicativo de celular PJe Mobile 2.0. A ferramenta foi desenvolvida pelo Escritório de Inovação - junto com a turma da Residência Regional do TRF5 em Tecnologia da Informação, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - e, em breve, entrará em operação. 

     Os gestores da Seccional ainda citaram, entre outros projetos, o “Conciliar no Metaverso é Melhor”, que realizou a primeira audiência real do Brasil no ambiente de realidade virtual, e “Conciliação em Rede”, que reúne dados relevantes de conciliação e práticas cidadãs em ambiente virtual – tendo sido já premiado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).  

    Além deles, os representantes da JFPB falaram sobre o “Programa Ressocializa”, que tem como objetivo a reinserção social de presos por meio de ações educativas e profissionalizantes, e o “Fazendo Justiça”, que visa a identificação e documentação civil de pessoas presas. Essa e outras boas práticas da Seccional foram apresentadas pelos servidores da 3ª Vara Federal, Ricardo Correia de Miranda (diretor de Secretaria) e Luiz Linderman de Queiroz (oficial de Gabinete). A juíza federal da unidade, Adriana Carneiro, acompanhou toda a apresentação.  

     Prêmio iGovJF5 Dentro da programação do Encontro de Diretores da Área Judiciária da Justiça Federal da 5ª Região (JF5)”, houve a divulgação do resultado do Prêmio iGovJF5. A Seção Judiciária da Paraíba alcançou pontuação máxima nas categorias Gestão de Conhecimento e Gestão de Aquisições. 

    O reconhecimento foi instituído em abril do ano passado, através da Portaria nº 71/2022, da Presidência da Corte. A premiação tem como objetivo incentivar e reconhecer práticas de gestão nos órgãos da JF5 que estejam alinhadas com as diretrizes organizacionais estabelecidas para o ciclo estratégico 2021-2026.  


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site