Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Em instalação: edifício-sede da JFPB terá usina de geração de energia fotovoltaica
    Última atualização: 31/05/2023 às 15:03:00


    Obra, já em andamento, deve ser concluída até o final do mês de junho

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) está implantando mais uma usina de geração de energia fotovoltaica. Desta vez, a estrutura fica no edifício-sede da Instituição, localizado em João Pessoa. A obra, que teve início em fevereiro deste ano, deve ser concluída até o final de junho. O investimento é de R$ 1,17 milhão, com previsão de economia de R$ 150 mil por ano na conta de energia. Ou seja, estima-se um retorno do valor investido em menos de oito anos. 

    Conforme o servidor Jorge Vieira, do Núcleo de Administração da JFPB, a usina contará com 618 placas solares, com capacidade de gerar 540 watts-pico (Wp) cada, totalizando 333,72 kilowatts-pico (kWp). Essa potência permitirá a geração de energia limpa e renovável para atender parte das demandas elétricas do edifício-sede. 

    O início da operação do sistema dependerá da interligação dele à rede da Energisa, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região. Embora não haja um prazo definido para isso, a expectativa é de que ocorra entre agosto e setembro deste ano”, informou Jorge.   

    Ainda segundo o servidor, além dessa estrutura em processo de instalação no edíficio-sede, a Seccional conta com uma usina fotovoltaica em funcionamento no prédio da Subseção Judiciária de Sousa. Há, ainda, planos para a instalação de mais usinas nos próximos anos. No entanto, o cronograma dependerá da aprovação do plano de obras e da liberação de recursos.  

    A implementação de novas usinas fotovoltaicas é uma prioridade do Conselho da Justiça Federal (CJF) e também da JFPB, uma vez que esse investimento não apenas gera economia aos cofres públicos, mas também traz benefícios ao meio ambiente, promovendo a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais”, completou. 
     

     

    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB



     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site