Última atualização: 01/02/2022 às 10:26:00
A Revista Parahyba Judiciária, da Justiça Federal na Paraíba(JFPB), é tema de publicação especial da edição de janeiro de 2022, do Suplemento Literário do Jornal A União, Correio das Artes. O artigo de autoria do desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, Rogério de Meneses Fialho Moreira, tem como tema “O Realismo Jurídico e a Iconografia do Direito na Obra de Alexandre Filho”.
Por meio de um ensaio teórico e literário, o magistrado ressalta a importância do artista Alexandre Filho e sua contribuição às artes visuais, traçando um diálogo entre a linguagem jurídica contida na revista e a linguagem visual. “O artista das luzes e das cores vivas, dos sonhos e das fantasias nordestinas, da flora e da fauna, dos cajus e dos tabus, dos encantamentos, da pureza virginal dos anjos e dos seres de luz, a quem agradeço, em nome da Justiça Federal, o empréstimo de seu inigualável talento para ilustrar a capa da mais recente edição Revista Parahyba Judiciária, em verdadeiro diálogo entre a linguagem do direito e a linguagem da arte pictórica”, destacou o magistrado.
O pintor é o autor da capa da 12ª edição do periódico, lançado em novembro de 2021, que possui artigos de magistrados, membros do Ministério Público, professores universitários e advogados abordando o tema “Seguridade Social, Cidadania e Justiça”. Desde a sua nona edição, a Revista Parahyba Judiciária estampa, em suas capas, ilustrações de artistas paraibanos, sendo eles: Flávio Tavares (volume 9), Régis Cavalcanti (volume 10) e Raul Córdula (volume 11).
Correio das Artes
O Suplemento Literário do Jornal A União, Correio das Artes, foi criado em 27 de março de 1949. Ao longo do tempo, a publicação se consolidou como o principal veículo do circuito artístico e cultural da Paraíba. Na edição deste mês de janeiro, o suplemento aborda os cem anos da realização da Semana de Arte Moderna, com o tema “Ecos do Modernismo”.
Parahyba Judiciária recebe artigos até 28/02
O prazo para o envio de artigos para o XIII Volume da Revista Parahyba Judiciária, que terá como tema “Direito Probatório”, finaliza dia 28/02. Os trabalhos poderão ser direcionados para o endereço eletrônico da Revista: parahybajudiciaria@jfpb.jus.br. Para mais informações, consultar o edital ou entrar em contato pelo telefone (83) 2108-4005.
Acessibilidade | Escute esta notícia em áudio aqui