Última atualização: 01/04/2022 às 14:44:00
Foi publicado no Diário Oficial Eletrônico da Justiça Federal da 5ª Região o ato nº 120/2022, que concede aposentadoria ao magistrado João Bosco Medeiros de Sousa, da Seção Judiciária da Paraíba. O juiz federal, que era titular da 1ª Vara, localizada em João Pessoa, contava com mais de 30 anos de judicatura.
Na despedida, o diretor do Foro, juiz federal Manuel Maia de Vasconcelos, ressaltou as características de João Bosco e a dedicação do decano ao exercer a magistratura. “No estilo daquele que se despede, a simplicidade reina nestas homenagens. João Bosco conseguiu ser um magistrado íntegro, conhecedor do Direito e da Justiça e, mais que isso, um magistrado humilde. Ficam, aqui, a minha admiração e o meu respeito por João Bosco, em nome também de todos os juízes federais desta Seccional”, declarou.
O magistrado João Pereira, juiz federal substituto da 1ª Vara Federal, leu uma carta que escreveu para o homenageado. O documento destacou o desempenho do juiz federal na JFPB. “Não há e nunca haverá sabedoria sem temperança no agir, e o nosso colega foi hábil ao passar adiante essa mensagem aos profissionais que tiveram a satisfação de com ele conviver nesses mais de 34 anos de sacerdócio à Justiça”.
Em nome dos servidores, o diretor da 1ª Vara Federal, Rômulo Loureiro, disse: “Nossos sentimentos são de gratidão pela forma respeitosa que o senhor conduziu os trabalhos e pela confiança depositada em nós”.
Ao se despedir dos servidores e magistrados que estiveram no seu gabinete, o juiz federal João Bosco Medeiros de Sousa agradeceu e destacou a parceria que teve com os demais integrantes da magistratura na Seção Judiciária da Paraíba.
Ele ainda relembrou do ingresso na carreira, atuando inicialmente como juiz federal em Maranhão, e o caminho que percorreu para chegar à Seccional paraibana. "Cheguei aqui em 1991 e, de lá até aqui, não tive maiores problemas. Então, acho que cumpri meu dever, como cidadão brasileiro, com a Justiça do meu país. Estou saindo agora voluntariamente, porque acredito que é o momento, e estou deixando a atividade com a sensação de dever cumprido. Agradeço aos demais juízes e servidores, pois o juiz sozinho, sem equipe, não resolve nada”.
Carreira - João Bosco Medeiros de Sousa ingressou na Justiça Federal em 26 de fevereiro de 1988. Mas foi em setembro de 1991 que ele começou a atuar na magistratura federal na Paraíba. Passou pela 1ª e a 3ª Varas Federais, além de ter ocupado a posição de Juiz do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e Diretor do Foro da Seccional paraibana (esta função por pelo menos três mandatos distintos).