Última atualização: 28/05/2024 às 14:07:00
O projeto “Todos por Elas”, idealizado pelo Grupo de Apoio às Magistradas e Servidoras em Situação de Violência Doméstica e Familiar (GAMS) - da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) - juntamente com o Sicoob Judiciário, obteve reconhecimento regional. A iniciativa, que fornece suporte financeiro para mulheres vítimas desse tipo de violência, venceu o 2º Prêmio Margarida de Boas Práticas em Equidade de Gênero, organizado pelo Tribunal Regional Federal da 5ª Região, na categoria “Instituições Públicas gerais e Terceiro Setor”.
A juíza federal Katherine Bezerra Carvalho, coordenadora do Grupo de Apoio e autora do projeto, explicou que a iniciativa funciona em parceria com o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), através da gerente de Gestão de Pessoas, Andréia Silva Maia. Na prática, são disponibilizadas duas linhas de crédito (Crédito Consignado Especial e Crédito Pessoal sem Consignação), com condições diferenciadas - como juros reduzidos e prazo de pagamento estendido.
“Essa ideia surgiu ao observar que uma das maiores dificuldades da decisão de sair do ciclo de violência é o fator financeiro, a dependência financeira. A mulher sente-se muito vulnerável nesse aspecto. Então, pensamos em apoiar as vítimas nessa necessidade, ao viabilizar maior acesso e melhores condições de financiamento para que elas possam começar uma nova vida", destacou.
Reconhecimento - O Prêmio Margarida destaca as iniciativas e práticas voltadas à promoção da equidade de gênero, nos seis estados que integram a JF5 (Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe), com base em três critérios: efetividade da prática no incremento da participação feminina nos espaços de poder e decisão; fomento à redução de desigualdades de gênero e raça nas instituições; contribuição para a concretização das metas e indicadores do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 05, da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.
Além da JFPB, foram reconhecidos projetos da Seção Judiciária do Ceará (SJCE) e do Ride do Norte (SJRN). Sendo eles, respectivamente, o “Plano de Desenvolvimento de Lideranças Femininas” - categoria Poder Judiciário, e “As Mulheres e os Espaços de Poder no Rio Grande do Norte”, categoria Sistema de Justiça.
A entrega da premiação será no mês de julho, em data a ser definida pela Presidência do Tribunal Regional Federal da 5ª Região - TRF5, em solenidade híbrida (presencial e remota), no edifício-sede do TRF5.