Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • JFPB participa da construção da Política Nacional da Pessoa com Deficiência no Judiciário
    Última atualização: 26/02/2025 às 16:44:00



    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB), representada pela servidora Clarissa Gomes de Sousa, integrante da Comissão de Acessibilidade da Instituição, participou do evento “Oficinas de Design da Política da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial”. O encontro aconteceu nos dias 24 e 25/02, na sede do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília - reunindo diversos segmentos do Poder Judiciário, incluindo as esferas federal, estadual, eleitoral e trabalhista.  

    A atividade contou com a presença de representantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) e de todas as Seções Judiciárias vinculadas. O objetivo das oficinas foi discutir temas prioritários para a inclusão de pessoas com deficiência e contribuir com a construção da Política Nacional da Pessoa com Deficiência no Poder Judiciário, que será apresentada ao plenário do CNJ para regulamentação futura. O princípio da horizontalidade norteou as discussões, garantindo um ambiente democrático e participativo, no qual foram compartilhados desafios, vivências e propostas para uma Justiça mais acessível e inclusiva.  

      

    Para Clarissa Gomes, o evento representou um marco histórico na construção de diretrizes institucionais. "Na minha condição de pessoa com deficiência e membro da Comissão de Acessibilidade da JFPB, tive a oportunidade de trabalhar em conjunto com meus pares para desenharmos a política. Pude ser ouvida no meu lugar de fala e, ao mesmo tempo, ouvir atentamente as particularidades de cada um", afirmou.  

    A servidora também destacou a relevância do trabalho já desenvolvido pela Justiça Federal da 5ª Região, que serviu de inspiração para o CNJ. "Nas semanas de acessibilidade que realizamos, já vínhamos adotando a prática de oficinas para acolher proposições dos servidores com deficiência. Ou seja, pudemos perceber que, de forma local, já trabalhávamos positivamente. Ir ao CNJ só mostrou o quanto nos fortalecemos enquanto instituição", completou. 

     


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site