Última atualização: 10/03/2025 às 14:15:00
Como parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Justiça Federal na Paraíba (JFPB) iniciou, nesta segunda-feira (10), uma série de audiências de conciliação envolvendo mulheres como partes das ações. As sessões estão ocorrendo no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc/JFPB) e vão se estender até o dia 14 de março, abrangendo processos das 7ª e 13ª Varas Federais.
Segundo a juíza federal e coordenadora do Cejusc/JFPB, Adriana Nóbrega, para esta semana foram programadas mais de 100 audiências além da grade habitual do Centro. “As audiências visam atender aquela jurisdicionada mulher que tem suas necessidades particulares, que normalmente vem com seus filhos. Estamos buscando proporcionar um atendimento especial para que essas mulheres, essas mães, se sintam acolhidas e abraçadas.”, afirma a coordenadora.
A jurisdicionada Rosilene Gárcia da Costa, que pleiteava o direito ao auxílio-doença, compartilhou a expectativa para a sua audiência. “Sou portadora da Neoplasia maligna e já faz três anos que eu estou tentando conseguir o benefício. Fiquei sabendo que essas audiências foram adiantadas por causa do Dia da Mulher e fico feliz que o judiciário esteja pensando em nós.”, concluiu.
Segundo o supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, as audiências abrangem processos referentes a benefícios previdenciários como o auxílio-doença, concessão de aposentadoria por invalidez, benefícios de amparo ao idoso e à pessoa com deficiência. O mutirão de audiência é realizado com a participação ativa do INSS, que prontamente colocou prepostos à disposição.