Última atualização: 13/03/2025 às 12:56:00
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) recebeu, nesta quarta-feira (12), a visita institucional de representantes da Advocacia-Geral da União na Paraíba (AGU-PB) e da 5ª Região (PRU5). O encontro ocorreu no Salão Nobre do edifício-sede, em João Pessoa, e teve como objetivo estreitar relações e fortalecer a cooperação entre as instituições.
A procuradora Regional da União da 5ª Região, Maria Carolina Scheidegger Neves, afirmou que a visita reforça a disponibilidade da AGU para parcerias e projetos conjuntos. "Atualmente, há uma mudança de paradigma na atuação da União, que antes recorria de quase todos os processos. Hoje, a estratégia é reduzir a litigiosidade, promovendo a negociação e a consensualidade, alinhando-se ao movimento crescente no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Judiciário", completou.
Nessa perspectiva, a procuradora-chefe da Procuradoria da União na Paraíba, Íris Catarina Dias Teixeira, elogiou o trabalho do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da JFPB (Cejusc), na busca por soluções consensuais. Ela também ressaltou a boa relação que a AGU sempre teve com a Seção Judiciária.
“A JFPB se destaca pela abertura ao diálogo e pela busca da otimização na prestação do serviço público, que é, no fim das contas, um interesse comum das instituições. Além disso, a Advocacia-Geral da União exerce o papel de advogada do Poder Judiciário quando é demandada, o que confere uma importância dupla a essa interlocução contínua entre os órgãos”.
O diretor do foro da JFPB, juiz federal Manuel Maia, reiterou o compromisso da JFPB em manter essa cooperação. "A Justiça Federal está sempre de portas abertas para receber a Advocacia-Geral da União e dialogar sobre temas e projetos de interesse comum, visando trazer soluções para as demandas daqueles que precisam do Poder Judiciário", destacou.
Presenças - Também participaram da reunião o subprocurador Regional da União da 5ª Região (PRU5), Roberto Lemos Adrião, a coordenadora-geral jurídica da 5ª Região, Maria Carolina Golin de Oliveira Lopes, e o chefe de gabinete da PRU5, Israel Pinheiro Torres Junior.