Última atualização: 28/04/2025 às 13:47:00
Um momento para refletir sobre sentimentos, sonhos e, principalmente mediação e pacificação social. Foi assim a primeira edição de 2025 do Projeto Conciliador Mirim, promovido pelo Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFPB). Desta vez, na quinta-feira (24/04), a ação chegou à Escola Municipal Francisca Moura, em João Pessoa, beneficiando 35 alunos do 7º ano.
Na ocasião, a equipe do Cejusc realizou atividades lúdicas e interativas para ensinar aos alunos a importância da cultura da paz. A conciliadora voluntária e pedagoga Silvana Vasconcelos falou sobre as estratégias adotadas. “Desde a implantação do projeto, temos vindo às escolas trazer a comunicação não violenta, falar da pacificação dentro dessas instituições, que são um nascedouro. É onde as crianças aprendem a desenvolver o tratamento com o outro, para saber lidar com a diferença e com os conflitos”, destacou.
Segundo ela, as orientações sobre a importância do diálogo e do respeito às diferenças foram reforçadas por meio de dinâmicas como a do "espelhamento", na qual os estudantes ficam de frente uns para os outros, aprendem a observar atentamente, identificando características únicas e desenvolvendo a empatia pelo próximo.
Além dessas atividades presenciais, os alunos tiveram a oportunidade de acessar um ambiente virtual de socialização e aprendizagem: o metaverso. O estudante Davi Lucas, de 13 anos, comentou sobre a experiência. “O metaverso foi bem animado e as brincadeiras em sala de aula também. Hoje aprendi sobre respeito, como conversar sem brigar. Pretendo ter mais paciência, praticando esses ensinamentos na escola e em casa”, afirmou.
A assistente social da instituição de ensino, Cátia Valéria Ataíde, destacou a importância da ação para o ambiente escolar. “Nós abraçamos a ideia, tendo em vista alguns conflitos que observamos na escola, como bullying e dificuldades na convivência social. Pensamos em trazer essa temática para somar com as nossas ações educativas. A tarde superou as nossas expectativas, com uma abordagem lúdica, motivadora e necessária", pontuou.
O programa - Criado em 2022, o Projeto Conciliador Mirim já percorreu diversas escolas públicas da capital e de outros municípios paraibanos. O supervisor do Cejusc, Marconi Araújo, vem acompanhando todas as edições e avaliou positivamente a iniciativa.
“O Conciliador Mirim tem este propósito: promover a cultura de paz com atividades recreativas, comunicação não violenta, declamações de cordel sobre o tema e inserção no metaverso, que é fundamental para a inclusão digital dos alunos. É uma atividade que vem dando certo e que vamos aprimorar cada vez mais em 2025", contou.