Última atualização: 27/06/2025 às 14:48:00
O Memorial localizado no edifício-sede da Justiça Federal na Paraíba (JFPB), em João Pessoa, reúne objetos, documentos e registros sobre a atuação da instituição ao longo dos anos. O espaço foi organizado pela Comissão de Memória da JFPB, coordenada pelo juiz federal Rudival Gama do Nascimento.
Logo na entrada, uma linha do tempo apresenta os principais marcos da trajetória da JFPB. Entre os itens em exposição estão a toga utilizada pelo desembargador federal emérito Ridalvo Costa, a caneta de Agnelo Amorim Filho – primeiro juiz federal da Paraíba –, além de mimeógrafo, máquina de escrever, livros históricos e uma antiga central telefônica. Também integram o acervo processos judiciais que marcaram época, como o do naufrágio da Lagoa, fato ocorrido há 50 anos e que gerou repercussão nacional, e o que trata da preservação da Igreja de São Francisco.
O memorial está aberto ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h, no Fórum Ridalvo Costa, localizado na Rua João Teixeira de Carvalho, 480 – Bairro Pedro Gondim, João Pessoa/PB. A visita é gratuita e pode ser realizada sem agendamento. Visitas em grupo, como turmas de estudantes ou outros grupos que necessitem de atenção especial, devem ser agendadas pelo telefone (83) 3690-1005.