Última atualização: 18/07/2025 às 15:33:00
A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) e a Advocacia-Geral da União (AGU) realizaram, nesta sexta-feira (18), no edifício-sede da Seção Judiciária, em João Pessoa, uma reunião para reforçar a cooperação institucional. O objetivo foi alinhar estratégias voltadas à redução de litígios, ampliação de acordos e aperfeiçoamento dos fluxos processuais.
Durante o encontro, o diretor do Foro da JFPB, juiz federal Sérgio Murilo Queiroga, destacou a importância da articulação entre os órgãos. “É uma alegria recebê-los aqui. A presença da AGU nos permite estreitar vínculos e pensar em soluções conjuntas para aprimorar a prestação jurisdicional”, destacou, ao acrescentar “que o canal de diálogo permanece aberto e deve ser continuamente fortalecido”.
A procuradora-chefe da União na Paraíba, Iris Catarina Dias Teixeira, explicou que além de fortalecer a relação com o Judiciário, a visita também buscou esclarecer o funcionamento da AGU. “Nosso foco é atuar em parceria com a Justiça Federal para buscar desfechos eficazes. Muitas vezes, os órgãos não conhecem bem as estruturas uns dos outros, e é justamente esse tipo de aproximação que permite uma atuação mais estratégica e precisa”, avaliou.
Também presente na reunião, a procuradora-chefe substituta da União na Paraíba e coordenadora Regional Adjunta de Negociação, Hamanda Rafaela Leite Ferreira, afirmou que a Advocacia Geral da União negocia em todas as fases do processo, inclusive de forma extrajudicial. “Hoje já temos 31 planos nacionais de negociação para temas recorrentes. E vamos além das causas com impacto financeiro, atuando também em ações estruturantes e obrigações de fazer. A AGU não faz acordo sozinha, a Justiça é nossa parceira e essa troca é essencial”.
Ainda durante o encontro, a AGU apresentou materiais explicativos sobre as suas coordenações temáticas, com o objetivo de facilitar a interlocução institucional e o encaminhamento de demandas. A JFPB, por sua vez, compartilhou informações sobre a migração do Processo Judicial Eletrônico (PJe) da versão 1.x para a 2.x, que está em andamento em toda a Justiça Federal e deve ser concluída em setembro.
Presenças - Também compareceram à reunião na JFPB os juízes federais Rogério Roberto Gonçalves Abreu (vice-diretor do Foro), Manuel Maia de Vasconcelos Neto, Emiliano Zapata de Miranda Leitão, Adriana Carneiro da Cunha Monteiro Nóbrega, Wanessa Figueiredo dos Santos Lima, Rudival Gama do Nascimento; além da diretora do Núcleo Judiciário, Samara Queiroz.