Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão/Ouvidoria
  • Programa Ressocializa da JFPB completa quatro anos e mostra resultados concretos
    Última atualização: 26/05/2026 às 16:19:00


    Iniciativa acumula bons resultados na reinserção social de egressos do sistema prisional

    O Programa Ressocializa da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) vem mostrando resultados concretos na reinserção social de egressos do sistema prisional. Um deles é o de Pedro Henrique Araújo da Silva, de 22 anos, que encerrou sua participação após um ano e três meses de atuação na instituição e, a partir de hoje (26/05), passa a trabalhar como contratado em uma empresa de salgados no bairro do Cristo, em João Pessoa.  

    Instituído pelo Acordo de Cooperação Técnica nº 03/2021, firmado entre a JFPB, o TRF5, o TJPB e a SEAP/PB, o Ressocializa promove a reinserção social de presos e egressos do sistema prisional por meio do trabalho e da profissionalização. Desde abril de 2022, já acolheu 15 reeducandos em serviços gerais, limpeza, jardinagem e pintura nas dependências da JFPB em João Pessoa e Campina Grande. 

    Pedro Henrique ingressou no programa em fevereiro de 2025 e cumpriu seu período com bom comportamento e dedicação. "Só tenho a agradecer por ter passado esse ano na JFPB. Fui muito bem tratado, da melhor forma, como se fossem até familiares", declarou.  

    O jovem relatou que a experiência mudou sua visão sobre as instituições. "Aqui eu conheci pessoas totalmente diferentes do que eu imaginava. Eles me mostraram uma visão de mundo diferente, me acolheram e quiseram me devolver à sociedade como uma pessoa honesta", afirmou.  

    O Ressocializa integra as ações da Justiça Federal às metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) voltadas à redução da reincidência criminal e à promoção da cidadania.  


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site