Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão/Ouvidoria
  • JFPB abre Semana Viva Leve com Roda de Conversa sobre autocuidado e saúde integral
    Última atualização: 23/10/2026 às 13:57:00


    Iniciativa promovida pelo Programa Viver Bem integra a programação do Mês do Servidor 2026

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) deu início, na tarde da quinta-feira (22), às atividades da "Semana Viva Leve - Saúde e Bem-Estar". A abertura ocorreu na Sala Equilíbrio do Ser, no edifício-sede em João Pessoa, com a realização da roda de conversa ”A Transformação Começa em Mim”, conduzida pela psicóloga Rayanne Cardoso e pela nutricionista Paula Oliveira. 

    Promovido pela Seção de Saúde e Qualidade de Vida em alusão ao Mês do Servidor Público 2026, o encontro propôs reflexões sobre autocuidado, saúde integral e a responsabilidade individual pelo próprio bem-estar no cotidiano corporativo e pessoal. 

    Abordagem integrativa entre mente, nutrição e hábitos 

    Durante a roda de conversa, as facilitadoras promoveram uma abordagem interdisciplinar entre psicologia e nutrição. Sob a perspectiva da psicologia existencialista, Rayanne Cardoso ressaltou a autonomia e a responsabilidade individual diante das escolhas diárias, destacando que a saúde mental vai além da mera ausência de sintomas e deve ser compreendida dentro do contexto particular de cada indivíduo. 

    “Embora o ambiente externo influencie o nosso dia a dia, a responsabilidade de fazer as melhores escolhas para a nossa saúde integral permanece conosco, abrindo um diálogo fundamental sobre culpa, responsabilidade e o combate à autossabotagem”, destacou a psicóloga Rayanne Cardoso. 

    Complementando o debate, a nutricionista Paula Oliveira abordou o papel dos nutrientes e vitaminas na regulação emocional e na manutenção da saúde física. “Nutrientes essenciais como ômega 3, magnésio, zinco e as vitaminas D e do complexo B possuem alto potencial para gerar bem-estar mental e emocional, integrando o cuidado com a nossa saúde”, ressaltou a nutricionista. 

    A relevância da atividade foi reforçada pela supervisora da Seção de Legislação de Pessoal, Rebeca Nascimento. “Achei a iniciativa essencial para a nossa saúde física e mental, pois lembra que a verdadeira transformação da nossa vida depende e começa em nós mesmos”, avaliou. 

    Após o bate-papo, os participantes contaram com um momento de confraternização e relaxamento que incluiu coffee break, massagem nos pés e sessões individuais de acupuntura.

     


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site