Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Seções Judiciárias contam com comissões locais para apoio ao uso do sistema BI
    Última atualização: 01/09/2021 às 12:41:00



    A ideia é que as equipes que atuam nas seccionais funcionem como filtro para a solução das demandas e catalisador para expansão do BI

     

    O trabalho em rede, colaborativo e participativo vem ganhando cada vez mais espaço na execução de várias atividades da Justiça Federal da 5ª Região (JF5), sendo fundamental para a implantação de projetos que buscam melhorias na qualidade dos serviços prestados. Considerando que o alinhamento de ações entre as equipes que atuam no Tribunal Regional Federal da 5ª Região – TRF5 e nas Seções Judiciárias vinculadas é essencial para o sucesso dessa prática, o TRF5 determinou a criação de comissões do sistema Business Intelligence (BI) na Corte e nas seccionais, com o objetivo de auxiliar os usuários na utilização da ferramenta.

     

    A formação dos grupos está prevista no Ato nº 54/2021 da Presidência do TRF5. De acordo com o documento, a JF5 contará com uma Comissão Permanente do BI, composta por servidores das áreas de Tecnologia da Informação, administrativas e judiciárias, tanto do TRF5 quanto das Seções Judiciárias vinculadas. Entre os integrantes da equipe estão dois representantes de cada seccional, que atuarão, também, nas comissões locais. O objetivo da criação das comissões locais é filtrar as dúvidas e fomentar o engajamento dos usuários das Seções e Subseções Judiciárias na utilização do BI, funcionando como um canal de definição, orientação e auxílio nas questões do BI.

     

    De acordo com o diretor do Núcleo de Ciência de Dados e Projetos da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e coordenador da Comissão Permanente do BI, Robson Godoi, as comissões locais terão papel fundamental para o equilíbrio das demandas da JF5. “O Tribunal recebe uma grande quantidade de demandas, e muitos dos casos poderiam ser resolvidos com a atuação da equipe local. Então, o ideal é que os usuários das Seções e Subseções busquem, inicialmente, o apoio da comissão na sua respectiva seccional, tanto para dúvidas quanto para propostas de novos painéis; as comissões funcionarão como uma espécie de filtro ou catalisador", destacou.

     

    Business Intelligence – Utilizado pelo TRF5 desde 2015, o sistema BI tem o papel de, entre suas principais funções, organizar dados e gerar informações estatísticas e gerenciais, a partir de elementos extraídos dos sistemas judiciais e administrativos. Os painéis desenvolvidos a partir do material coletado podem, por exemplo, auxiliar os gestores nas tomadas de decisão.

     

    Confira os integrantes da Comissão Permanente do BI:

    Juiz federal André Vieira de Lima

    Robson Godoi de Albuquerque Maranhão e Flávia Cavalcanti de Brito (Subsecretaria de Tecnologia da Informação do TRF5)

    Marcelo Nobre Tavares (Secretaria Administrativa do TRF5)

    Rafael Barbosa Gomes (Subsecretaria de Orçamento e Finanças do TRF5)

    Kely Cristina Limeira da Silva (Secretaria Judiciária do TRF5)

    Laryssa dos Reis Ferreira e Tito Lívio da Cunha Lopes (Divisão de Estatística do TRF5)

    Gunnar Dornelles Trennepohl e Francisco Dalton Barbosa Dias (SJAL)

    Ítalo Martins Vieira e Gervásio Kayser Pinheiro da Silva (SJCE)

    Ítalo Jorge Marinho da Nóbrega e Hugo Andrade Correia Lima Filho (SJPB)

    Rodrigo Matos Brito Santos e Vinícius Braga de Andrade (SJPE)

    Bruno dos Santos Silva e Ronildo Augusto da Silva (SJRN)

    Klédia Dantas de Mendonça e Aldo Siqueira Távora (SJSE)

     

     

    Canais de contato:

    JFAL: comissao.bi@jfal.jus.br

    JFCE: comissao.bi@jfce.jus.br

    JFPB: comissao.bi@jfpb.jus.br

    JFPE: comissao.bi@jfpe.jus.br

    JFRN: comissao.bi@jfrn.jus.br

    JFSE: comissao.bi@jfse.jus.br


    Por: Divisão de Comunicação Social do TRF5





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site