Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Cejusc da JFPB obtém recorde de valores envolvidos em audiências de conciliação
    Última atualização: 23/11/2021 às 10:06:00


    Entre os dias 8 e 12 de novembro, os resultados das sessões ultrapassaram R$ 1,73 milhões

    O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Justiça Federal na Paraíba (JFFB) obteve recorde de valores envolvidos nas audiências realizadas na XVI Semana Nacional de Conciliação, ocorrida entre os dias 8 e 12 de novembro, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os resultados das sessões chegaram a R$ 1.735.960,23, montante máximo já alcançado pelo Centro em relação às semanas nacionais realizadas em anos anteriores.

    De acordo com a coordenadora do Cejusc, juíza federal Adriana Nóbrega, “a Semana Nacional de Conciliação simboliza o esforço para a composição amigável diuturna, e esta edição, particularmente, pelo volume financeiro envolvido e pela solução consensual efetiva para o jurisdicionado, representou um marco no trabalho realizado pelo Cejusc durante todo o ano”.

    No total, foram efetuadas 54 audiências, com 26 acordos. “Embora tenha sido agendado um número relativamente pequeno de audiências virtuais, se comparadas àquelas empreendidas em edições anteriores à pandemia do coronavírus, foi possível obter um percentual de êxito superior a 48% e um valor envolvido nos acordos incrivelmente surpreendente, um recorde para o Cejusc desde a sua instalação, ocorrida em 2017”, ressaltou o supervisor do Centro, Marconi Pereira de Araújo.

    Em decorrência das peculiaridades ocasionadas pela pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, as audiências foram realizadas de forma virtual na JFPB, por meio de chamadas de vídeo no aplicativo de mensagens WhatsApp, dentro do projeto “Concilia Net”, assim como estão ocorrendo há alguns meses, com vistas a evitar a aglomeração de pessoas. 

     

    As sessões realizadas pelo Cejusc envolveram processos relativos à concessão e revisão de benefícios previdenciários (auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez e benefício assistencial); ação civil pública; procedimento comum cível e execução de título extrajudicial. 


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site