Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Prevenção ao diabetes: JFPB adere à campanha e ilumina edifício-sede de azul
    Última atualização: 23/11/2021 às 12:09:00


    A ação é promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia(CBO), com o apoio do Conselho Nacional de Justiça(CNJ)

    A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) aderiu à campanha “24h pelo Diabetes”, promovida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), em parceria com várias entidades de especialidades e apoiada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o próximo dia 30/11, a Seccional paraibana iluminará a fachada do edifício-sede, em João Pessoa, na cor azul. Desde o último sábado(20), várias outras ações de conscientização também estão sendo realizadas pelo órgão, em especial, divulgações de peças nas redes sociais e nos demais canais oficiais de comunicação da JFPB. Além disso, será lançado um vídeo institucional com orientações sobre a prevenção da doença. 

     De acordo com o médico da JFPB, Dr. Diego Moura, a ação tem como foco alertar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces desta doença, bem como da adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados à rotina. “Queremos chamar a atenção para esta doença que nasce silenciosamente e que pode causar cegueira e outras complicações.”, ressaltou o médico.

    EPS como ação institucional de prevenção

    Ainda dentro das medidas de prevenção, a JFPB, por meio da Seção de Apoio à Saúde Funcional (SASF), desenvolve o Programa de Exames Periódicos de Saúde (EPS), instituído pela Portaria da Direção do Foro nº 775/2019, voltado aos magistrados e servidores ativos do órgão. Os exames que detectam o diabetes fazem parte do rol de procedimentos preventivos realizados pelo programa. Os interessados em obter mais informações ou solicitar os Exames Periódicos de Saúde (EPS) podem entrar em contato através de e-mail (saude@jfpb.jus.br) ou pelo WhatsApp (83) 2108-4048, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. 



    Campanha do CBO

    De acordo com o CBO, o diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão.  As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico.  

    Há três tipos de diabetes: 

    • O tipo 1, em que o pâncreas produz insulina de forma insuficiente devido à destruição autoimune de suas células. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens.

    • O tipo 2 corresponde a 90% dos casos da doença e ocorre devido a fatores como sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares.

    • E o diabetes gestacional que ocorre devido à elevação dos índices de glicose durante a gestação, quadro que, geralmente, se normaliza após o parto

     

    Como se trata de uma doença crônica não há cura. Pode ocorrer uma normalização nos níveis de açúcar no sangue devido ao tratamento e controle adequado. Ainda assim, é importante não abandonar o tratamento, nem o acompanhamento médico. Visto que, o diabetes tipo 2 está relacionado a fatores considerados de risco, como obesidade, sedentarismo, estresse e maus hábitos alimentares, adotar um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada é fundamental para prevenir não só o diabetes, mas uma série de outras doenças.


    Por: Seção de Comunicação Social da JFPB - imprensa@jfpb.jus.br





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site