Última atualização: 28/11/2023 às 09:03:00
A 13ª Vara da Justiça Federal na Paraíba (JFPB) alcançou um marco significativo em outubro, com um aumento substancial na resolução de processos acumulados no Juizado Especial Federal. A Vara, que recebe em média 1.160 processos todos os meses, atingiu o recorde de 1.631 sentenças prolatadas, número atingido pela primeira vez durante a gestão atual.
O juiz federal Arthur Napoleão afirma que o resultado alcançado é fruto de uma série de técnicas de gestão eficientes, desenvolvidas em conjunto com Aparecida Gonçalves, diretora da Secretaria Administrativa da unidade e mestre em Administração Pública. “Tradicionalmente, nós solucionávamos cerca de 800 a 700 processos por mês. Aumentamos a produtividade para em torno de 1.000-1.200 e, agora, estamos contabilizando mais de 1.600”, comparou o magistrado com os períodos anteriores.
Os principais beneficiados são os cidadãos cobertos pela assistência social e pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), garantindo-lhes um acesso mais rápido à justiça e às resoluções de seus casos. “Essa melhoria na eficiência da Vara impacta diretamente os jurisdicionados, que agora observam uma tramitação mais ágil de seus processos.”, declarou o juiz.
Sobre as técnicas de gestão utilizadas, o juiz federal Diego Guimarães destaca que foram fixadas metas de produtividade baseadas no quantitativo de processos e na sua antiguidade: “Alguns servidores foram habilitados a fazer várias funções, que são ativadas quando cada setor for precisando. Também nos atentamos ao controle periódico do número de sentenças, de arquivamentos e da distribuição, com um olhar mais preciso para reduzir o tempo médio do processo.”, explicou.
Quanto aos desafios no cumprimento das demandas, Guimarães cita a busca por um grau mais alto de uniformidade por parte dos usuários do Juizado, o que impacta diretamente na produtividade. “Além disso, continuar adaptando os fluxos de trabalho aos recursos que o PJe 2x nos oferece, também é um desafio constante.”
O envolvimento ativo da equipe na implementação das metas de produtividade estabelecidas também foi fundamental para o sucesso das iniciativas. Os servidores foram incentivados a se comprometerem pessoalmente com o desempenho geral da Vara, criando um ambiente de trabalho colaborativo e focado em resultados. “O esforço conjunto não somente contribuiu para o aumento da eficiência, como também superou as expectativas quanto aos números alcançados pela Vara”, disse o juiz federal Diego Guimarães.