Última atualização: 03/04/2024 às 08:55:00
Em uma cerimônia a ser realizada pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília, nesta quarta-feira, 3 de abril, às 9h, membros e servidores dos Tribunais Regionais Federais das 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª Regiões serão homenageados em comemoração aos 35 anos de instalação desses órgãos da Justiça Federal. Entre os prestigiados, destaca-se o desembargador federal emérito Ridalvo Costa.
Ridalvo Costa é uma personalidade de destaque no âmbito da Justiça Federal brasileira, especialmente por ter sido o primeiro presidente do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), entre os anos de 1989 e 1990. Durante seu mandato, ele implantou e fortaleceu do sistema judiciário federal nos estados sob a jurisdição do TRF5, que inclui Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Sua gestão foi marcada por esforços para melhorar o acesso à justiça e a qualidade dos serviços judiciários, estabelecendo práticas e estruturas que ainda hoje beneficiam a administração da Justiça Federal.
Além de suas contribuições administrativas e jurídicas, o desembargador federal emérito é amplamente respeitado por seu legado de integridade e dedicação ao serviço público. Em reconhecimento à sua atuação significativa e duradoura na Justiça Federal, o Fórum da Seção Judiciária da Paraíba, em João Pessoa, recebeu o seu nome – em uma homenagem que perpetua a memória do magistrado no desenvolvimento do judiciário federal no Brasil.
Demais homenageados – A solenidade destacará as contribuições de outros membros do TRF5, incluindo a primeira mulher presidente da Corte, desembargadora federal emérita Margarida Cantarelli, e o atual presidente, desembargador federal Fernando Braga. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que ascenderam a partir do TRF5 também serão homenageados. Entre os servidores do TRF5 reconhecidos estarão Luciano Mariz Maia e Severina Beserra Brasilino, destacados por seus papéis como diretores-gerais, e Telma Roberta Vasconcelos Motta, a atual diretora-geral, além de Maria de Lourdes Paula de Lacerda e Pedro Rafael Lemos Pereira, servidores notáveis por sua longevidade e dedicação.