Portal JFPB - Imprensa
  • SIC – Serviço de Informação ao Cidadão
  • Produtos de residência em tecnologia da informação são apresentados a diretores de Secretaria da 5ª Região
    Última atualização: 23/04/2024 às 10:10:00



    A Justiça Federal em Alagoas (JFAL) tem se esforçado para modernizar suas ferramentas em prol de agilidade e eficácia dos serviços oferecidos à sociedade. Tendo isso em vista, para contribuir com toda a 5ª Região, a Seção Judiciária de Alagoas realizou nesta segunda-feira, 22, treinamento presencial para diretores de Secretaria, focado no uso das ferramentas em Tecnologia da Informação (TI).

    A reunião teve como fio condutor o lançamento da ferramenta Cassandra, desenvolvido no âmbito da Residência em Tecnologia da Informação, que possui a finalidade de automatizar atividades de expedição de Requisitórios. O diretor do Foro da JFAL e o coordenador do Laboratório de Inovação (iLab), juízes federais Aloysio Cavalcanti Lima e Raimundo Campos Júnior, respectivamente, participaram da abertura da programação.

    O diretor da 3ª Vara Federal de Alagoas, Gunnar Dorneles Trennepohl, disse que a reunião de treinamento também serviu para uma troca de diálogos e aprimoramento das ferramentas que já existem. “A residência conseguiu congregar vários diretores que já trabalham conosco na criação de ferramentas, identificando erros e melhorias. Esse processo de troca é muito importante para engrandecer nossos projetos, justamente para conseguirmos extrair visões de outros usuários e também outros problemas enfrentados. Alguns deles não possuímos aqui em Alagoas. Essa construção faz com que tenhamos uma perspectiva regional para o desenvolvimento de novos aparelhos”, explicou. Gunnar é um dos coordenadores da residência em TI, em execução na JFAL.

    Quem esteve presente foi a diretora-geral do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Telma Motta. Ela definiu a importância do evento para a construção de um Judiciário eficaz. “É um evento muito importante, pois consegue agregar vários diretores de Secretaria para discutir problemas e de buscar soluções integradas de forma regional. A partir dessa reunião, a solução de uma seção judiciária pode beneficiar outras. Isso é excelente para o aprimoramento do Judiciário como um todo. O Tribunal incentiva e continuará apoiando iniciativas como essa, que é a primeira de outras que virão”, reforçou Telma.

    Cooperação

    Para o diretor da 15ª Vara da Justiça Federal da Paraíba (JFPB), na cidade de Souza, João Freire, o treinamento proporcionado pela JFAL abre a possibilidade de um contato mais próximo e uma cooperação mais eficaz entre toda a 5ª Região. “Cassandra veio para revolucionar e é fundamental entender e a partir daqui levar para nossas unidades tudo o que pudermos. A ideia é que lá possamos trabalhar em conjunto com a JFAL para o desenvolvimento de projetos, cada um entregando uma ferramenta que contribua no funcionamento do sistema processual”, disse o diretor de Secretaria que reforçou a importância do aprimoramento constante de ferramentas que contribuam com o Judiciário.

    Quem também esteve presente no treinamento foi a diretora da 26ª Vara da Justiça Federal do Ceará (JFCE), em Fortaleza, Gabriela de Souza. Ela engrandeceu as práticas da Residência da JFAL e disse que as ferramentas desenvolvidas pela Seção Judiciária criaram uma nova dinâmica, que hoje é muito difícil conviver sem elas. “A iniciativa é um exemplo de soluções práticas e úteis que fizeram muito bem para a gente. Pudemos ver através desse treinamento o formato de como tudo é feito e como é estruturada a residência. Não temos residência no Ceará, então estamos caminhando no projeto de inovação, vendo como é feito esse convênio, métodos, caminhos e ferramentas importantes para que possamos construir nossos projetos. Já usamos os robôs de Alagoas. Só quem utiliza sabe que não vivemos mais sem o Noob, o Certifica e o Cliquejunte. A Cassandra chegou para revolucionar. Só quem trabalha na rotina de emissão de Requisição de Pequeno Valor (RPV) sabe da sistemática de trabalho e o quão otimizado será daqui em diante”, finalizou.

    Os diretores de sistemas e de desenvolvimento do TRF5, Laureano Montaroyos e Rodrigo Pereira, respectivamente, também prestigiaram o evento desta segunda na JFAL. Eles elogiaram os produtos da residência em TI e destacaram a colaboração entre os tribunais. A cooperação entre as instituições fortalecem o Judiciário e garante a colaboração na elaboração de futuros sistemas.

    Os produtos desenvolvidos pela residência universitária, através de convênio entre a JFAL e Universidade Federal de Alagoas (Ufal) podem ser consultados no endereço residencia.jfal.jus.br.


    Por: Secom JFAL





     

    Imagem de x para fechar o mapa do site
    Mapa do site